Futebol Cursos

Exclusivo para assinantes.

Tenha acesso a todos os Cursos da Plataforma

Parabéns! Aula concluída.

Jogadas de Ataque ao Bloco Recuado

Nesta aula sobre jogadas de ataque ao bloco recuado, também conhecido como ataque posicional, vamos explorar diversas táticas utilizadas no futebol para superar um adversário bem posicionado defensivamente. Ao deparar-se com o time adversário organizado atrás, como o time em posse de bola vai tentar finalizar essa jogada será o nosso próximo assunto de estudo.

Um ponto chave a ser destacado é a necessidade de separar essas jogadas em grandes categorias para facilitar a compreensão. Uma vez que, o time pode tentar diversas estratégias em busca do gol. Portanto, nosso papel será criar uma organização que facilite a identificação das jogadas e estabelecer critérios de observação para entender por que jogadas semelhantes podem ter resultados diferentes.

Assim, ao fazer essa categorização, seremos capazes de identificar as características e requisitos de cada jogada, o espaço almejado, as habilidades dos jogadores envolvidos e até mesmo as formas de neutralização. Em outras palavras, organizar essas informações tornará mais fácil a compreensão e análise das jogadas de ataque ao bloco recuado.

Organização das Jogadas de Ataque

Então, para realizar essa organização, dividiremos o campo em diferentes zonas, levando sempre em consideração a posição da bola em relação ao bloco de marcação adversário. Além disso, as alturas e o deslocamento do bloco também serão fatores relevantes na categorização das jogadas.

Essa divisão de referências nos permitirá criar nossas categorias de jogadas. Assim, o primeiro referencial será o bloco de marcação, sua posição e movimentação. Enquanto o segundo referencial será o próprio campo, que será dividido em seis grandes regiões no último terço do campo.

Jogadas de Ataque ao Bloco Recuado - Referenciais

Vale ressaltar que uma equipe pode optar por manter a posse de bola circulando e tocando-a de um lado para o outro, evitando confrontar diretamente o bloco adversário. Todavia, a equipe pode acelerar a jogada e buscar superar o bloqueio para finalizar. Dessa forma, é a partir desse momento do risco assumido, colocando a bola em disputa, analisaremos qual jogada está sendo tentada.

Além do mais, ao combinar esses dois referenciais, perceberemos que as zonas do campo são flexíveis e não totalmente fixas, o que nos ajudará a ser mais flexíveis e interpretar melhor cada jogada. Então, para analisar esse tipo de ataque, classificaremos cinco tipos de jogadas: chutes de fora do bloco, profundidade, inversão, cruzamentos e infiltrações.

Chutes de Fora do Bloco

Chutes de fora do bloco ocorrem quando alguém tenta finalizar antes de superar o bloco, com a finalização ocorrendo de trás das linhas de marcação. Além disso, essa finalização pode ocorrer até mesmo de dentro da área, mas continua sendo considerada uma finalização por trás de vários jogadores que podem pressionar ou bloquear.

Jogadas de Profundidade

Já as jogadas de profundidade são caracterizadas por lançamentos e passes em direção à linha de fundo, utilizando também o referencial do campo. Ou seja, quando o time tenta lançamentos ou passes em profundidade em direção à frente ou em diagonal, estaremos diante de uma jogada de profundidade.

Inversões

Outro tipo de jogada são as inversões, em que o time começa a jogada de um lado do bloco e arrisca a jogada fazendo a bola chegar do outro lado do bloco. As inversões não se limitam apenas a diagonais longas de um corredor lateral para o outro. Elas podem envolver bolas esticadas por cima, troca de passes e outras formas de jogo. Portanto, o posicionamento do bloco de marcação é crucial para identificar as inversões.

Cruzamentos

Os cruzamentos são as jogadas mais fáceis de serem identificadas. Qualquer bola que saia de uma das regiões laterais e tenha como destino a grande área é considerada um cruzamento. Mas existem diferentes tipos de cruzamentos, cada um com suas vantagens e desvantagens, que serão explorados em aulas específicas.

Infiltrações

Por fim, as jogadas de infiltração ocorrem quando um time tenta invadir a região interna do bloco de marcação, seja através de arrancadas individuais, passes ou tabelas. Assim, qualquer tentativa de ir para dentro do bloco de marcação com a bola dominada: infiltração.

Jogadas de Ataque ao Bloco Recuado

É importante destacar que nem todas as tentativas de finalização resultam em chutes a gol. Por vezes, o time pode perder a bola antes mesmo de se aproximar da área adversária. Portanto, todas as jogadas tentadas são objetos de estudo, não apenas as concluídas em gol. Assim, compreender tanto as jogadas bem-sucedidas quanto as malsucedidas é essencial para determinar a eficiência do time.

Resumindo, temos cinco categorias de jogadas: chutes de fora do bloco, profundidade, inversão, cruzamentos e infiltrações. Nas próximas aulas, abordaremos os detalhes de cada uma dessas jogadas, compreendendo os fatores que influenciam seu sucesso e como neutralizá-las.

10 respostas

  1. otima explicacao facilitando a leitura do jogo tanto para os treinadores como para os atletas para sua execucao tomando a decisao mais correta para um determinado momento especifico do ataque .

  2. Mais uma aula super excelente. Já fiz quase todos os curso do portal e estou muito feliz por todo o conhecimento. Em relação a esse curso do Modelo DRAF, ainda vai ter mais aulas sobre o detalhamento das jogadas de ataque ao bloco recuado e bloco avançado?

    1. Muito obrigado, Lucas! Com certeza, enquanto tivermos grandes profissionais pensando o jogo ao redor do mundo, teremos sempre assunto para cavar nesse tema. Já existem algumas programadas, mas o objetivo é manter essa formação continua.

Deixe um comentário

Seu progresso nesse Curso.

Curso de Análise Tática (Modelo DRAF)

Por favor, conte-nos o que aconteceu para que possamos corrigir.

Sua opinião é muito importante. Utilize o campo abaixo para enviar suas sugestões.

congratulations_badge.png

Você terminou todas as aulas do curso. Veja suas conquistas para acessar o Certificado.