Futebol Cursos

Exclusivo para assinantes.

Tenha acesso a todos os Cursos da Plataforma

Parabéns! Aula concluída.

Recupera – Fundamentos Parte 02

10 respostas

  1. Tem algum critério para estabelecer se foi intercepção ou erro forçado/não forçado?. No exemplo de Liverpool e Tottenham, eu consideraria erro forçado porque não havia linha de passe ali e o passador estava pressionado.

    1. Oi Samira! Obrigado por essa pergunta, é bom dizer que as táticas fundamentais podem se complementar (ou se sobrepor). Por exemplo, nesse lance de Liverpool e Tottenham, podemos ver de três formas: (1) o confronto do Firmino, que (2) força o erro, e facilita a (3) interceptação do Henderson. Nas aulas, eu separei cada tática apenas para fins didáticos, mas não vai ser uma classificação que usaremos para separar cada lance.

      Interceptação é um ponto que plataformas estatísticas tem um critério fixo, esse lance seria um deles. Sai um “passe” (mesmo que pressionado na origem) e na trajetória a bola encontra um adversário. Mas como você mesmo percebeu teve a pressão, o erro forçado. Além do confronto do Firmino na origem. Então nossa abordagem vai ser mais qualitativa, entender essa ajuda mútua dos atletas, e perceber que recuperar a bola é uma coisa mais coletiva do que individual.

      1. Fala Professor, quanto a questão dos “erros forçados”, podemos dizer que existem várias variáveis desses erros forçados nas outras táticas de recuperação ?
        Ex: dobrar a marcação, a chegada do segundo marcador pode fazer com que o jogador com a bola tente se livrar dela mais rápido e errando o passe, assim o adversário recuperando a posse.
        Temos “erros forçados” em todas ou na maioria das situações de recuperação ?
        abração, esperando ansiosamente as próximas aulas !

        1. Fala Fábio!
          Exatamente meu amigo, os erros estão quase sempre presentes de alguma maneira. As táticas de recuperação se complementam. Uma não exclui a outra. Eu separei dessa forma apenas para fins didáticos, para a gente estudar caso a caso e construir todos esses pontos. Agora nas próximas aulas, com uma ótica mais coletiva da recuperação de bola, acredito que isso vai ficar mais claro.

  2. Chefe! Parabéns pelo conteúdo, muito claro e coeso! Queria saber quando saem as próximas aulas, pois fiquei parecendo cão sem dono uma vez que terminei esse módulo – provisoriamente.
    Parabéns mais uma vez e abraço!

Deixe um comentário

Seu progresso nesse Curso.

Curso de Análise Tática (Modelo DRAF)

Por favor, conte-nos o que aconteceu para que possamos corrigir.

Sua opinião é muito importante. Utilize o campo abaixo para enviar suas sugestões.

congratulations_badge.png

Você terminou todas as aulas do curso. Veja suas conquistas para acessar o Certificado.