O principal ponto para se estudar os diferentes tipos de cruzamentos no futebol, é definir critérios de observações claros.
Assim, o restante do estudo será baseado em uma estrutura organizada, que nos permite fazer análises qualitativas e quantitativas.
Portanto, o primeiro passo é encontrar os aspectos comuns em todos os cruzamentos, e testar modelos que separem os aspectos relevantes que diferenciam um cruzamento com baixo potencial, de um com alto potencial.
Como Organizamos Cruzamentos no Futebol
Dois pontos importantes devemos ter em mente. Em primeiro lugar, cruzamentos por definição tem lugares do campo estabelecidos. Segundo, existem duas equipes em campo.
Sempre!
Dessa maneira, devemos utilizar dois pontos chaves para encontrar nossos critérios. Em outras palavras, devemos usar dois referenciais, os mesmos utilizados na aula de tipos de ataque.
Em suma, utilizaremos como referencial o campo e posicionamento do bloco adversário.

Os Três Critérios
Uma vez que os referenciais estão estabelecidos, testamos diferentes modelos de critérios. No final, o que mais se mostrou eficiente foi o seguinte:
- Origem do cruzamento.
- Trajetória da bola
- Destino do cruzamento
Simples e eficiente!
Ou seja, fácil de observar, traz conclusões extremamente úteis, e explica 100% dos casos.
Estudo de Cruzamentos no Futebol
Em seguida, alimentamos o modelo com mais de 3.000 cruzamentos, oriundos de mais de 300 partidas, de diferentes ligas.
Para isso, levantamos as análises da temporada 2022/2023. Assim, chegaremos a um retrato mais atualizado dos cruzamentos no futebol.

As Principais Combinações
A análise quantitativa nos mostra as principais combinações. Ou ainda, os destinos e origens que mais combinam para produzir ataques com alto potencial de perigo.
Cada origem teve o seu destino favorito bem polarizado, o que mostra que alguns espaços tendem a aparecer por serem intrínsecos da dinâmica atual do futebol.
Bons estudos!
2 respostas
Mais uma aula maravilha! Que aula sensacional!
Valeu, Lucas!! 👊⚽