Futebol Cursos

Exclusivo para assinantes.

Tenha acesso a todos os Cursos da Plataforma

Parabéns! Aula concluída.

Variações em Cenários Imprevisíveis

Um cenário que pode trazer muitas lições interessantes sobre a marcação pressão, são cenários de equilíbrio.

Principalmente quando o time que sofre a marcação pressão adota variações na saída de bola. Assim, cada lance tem um desdobramento diferente.

Esses desdobramentos servem para ilustrar como diferentes tipos de saída de bola funcionam contra uma marcação pressão específica.

Para ilustrar esse conceito vamos estudar o jogo Real Madrid 3 x 1 Manchester City, pela semifinal da Champions League 2021/2022, com foco na marcação pressão do City.

16 respostas

  1. Raul, que da hora que você trouxe esse jogo pro curso! Ele me marcou por um belíssimo RED no trade! kkk No primeiro tempo eu percebi tanto a linha defensiva do city, quanto do real expostas (real subia menos que o City, mas tbm fazia MP). Ai fiz uma entrada a favor do gol, acreditando que em algum momento a qualidade técnica dos atacantes iria superar essas defesas jogando no limite, principalmente ganhando a sobra. Porém, fim do primeiro tempo, redzão na conta, e fiquei tentando entender se me precipitei na entrada…

    1. Fala Murilo! Realmente, jogo difícil para operar. Acho que o tema da aula ilustrou o porquê (mesmo com o City marcando alto) o ataque ao bloco avançado do Real só foi funcionar no final. O cenário oposto (City atacando o Real em bloco alto) era uma questão de espaço oferecido e espaço aproveitado. O espaço de fato existia, mas o City optava por ficar com a bola, muito mais do que acelerar, especialmente no primeiro tempo. Acelerou somente uma vez no comecinho (aquele lance que bateu na mão do Bernardo Silva). Esse tipo de jogo eu costumo ficar de fora do mercado, acho o impacto da aleatoriedade muito grande.

  2. Tenho a impressão que aos 8-58 o Gundogan não vê a infiltração, quando vê aos 9-10 ele dispara para tentar alcançar, foi uma falha dele? ou mesmo se não for, justamente se ele olha um pouco depois ele impediria a jogada, pela boa orientação sobre o espaço em volta, devido a olhar? Quem falhou neste lance? Obrigado pela resposta e ótima aula mais uma vez.

    1. Geralmente o City não faz aquela perseguição individual na Marcação Pressão, o foco maior é em cortar as linhas de passe. Nesse caso, como já estavam Rodri e Fernandinho em campo, acredito que essa linha de passe com o Camavinga era responsabilidade do Gundogan. Mas a cobertura das costas era responsabilidade do Rodri. Então, acho que os dois poderiam ter atrapalhado essa saída do Real. O Gundogan eliminando a linha de passe, e o Rodri não deixando o Camavinga escapar depois que o passe saiu.

Deixe um comentário

Seu progresso nesse Curso.

Guia Definitivo da Marcação Pressão

Por favor, conte-nos o que aconteceu para que possamos corrigir.

Sua opinião é muito importante. Utilize o campo abaixo para enviar suas sugestões.

congratulations_badge.png

Você terminou todas as aulas do curso. Veja suas conquistas para acessar o Certificado.